JANE AUSTEN

Vamos conhecer um pouco de Jane Austen, o top 5 dos melhores livros de todos os tempos,  autora de um dos meus livros prediletos “ Orgulho e preconceito”.

Neste post você encontrará: a biografia, pensamentos, link para baixar seus livros e link de filmes!!Vamos lá!

jane austen

Jane Austen nasceu dia 16 de dezembro de 1775, na casa da paróquia se Severton, Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, foi a segunda mulher dentre sete irmãos.  Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal.

cidadeCidade  de Bath

Em 1783, Jane e Cassandra foram para a casa da Sra. Cawley, em Southampton, para prosseguir a educação sob sua tutela; porém tiveram que regressar para casa, devido a uma enfermidade infecciosa em Southampton. Entre 1785 e 1786, ambas foram alunas de um internato em Reading, lugar que pode ter inspirado Jane para descrever o internato da Sra. Goddard, que aparece no romance Emma. A educação que Austen recebeu ali foi a única recebida fora do âmbito familiar. Por outro lado, sabe-se que o reverendo Austen tinha uma ampla biblioteca e, segundo ela mesma conta em suas cartas, tanto ela quanto sua família eram “ávidos leitores de romances, e não se envergonhavam disso”. Assim como lia romances de Fielding e de Richardson, lia também Frances Burney. O título de Orgulho e Preconceito, por exemplo, foi retirado de uma frase dessa autora, no romance Cecilia.

emma

Entre 1782 e 1784, os Austen fizeram representações teatrais na reitoria de Steventon, que entre 1787-1788 foram mais elaboradas graças à colaboração de sua prima, Eliza de Feuillide, (a quem dedicou Love and Friendship). Austen escrevia comédias, e seu primeiro livro bem acabado foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos.

lady.jpg

 Nos anos posteriores a 1787, Jane Austen escreveu, para o divertimento de sua família, Juvenilia, que inclui diversas paródias da literatura da época. Entre 1795 e 1799 começou a redigir as primeiras versões dos romances que se publicariam sob os nomes Razão e Sensibilidade e Orgulho e preconceito  (que antes se intitulavam Elinor and MarianneFirst Impressions, respectivamente), Oferecidos pelo pai da inglesa a um editor, os livros foram rejeitados. A publicação dos títulos ocorreu só em 1811 e 1813, respectivamente, assinados com o codinome de “uma senhora”.

Não há provas de que Jane foi cortejada por ninguém, apesar de um breve amor juvenil com Thomas Lefroy (parente irlandês de uma amiga de Austen), aos 20 anos. Em janeiro do ano seguinte, 1796, escreveu a sua irmã dizendo que tudo havia terminado, pois ele não podia casar por motivos econômicos. Pouco depois, uma tia de Lefroy tentou aproximar Jane do reverendo Samuel Blackall, mas ela não estava interessada.

Em 1800, seu pai decidiu mudar-se para Bath, cidade que Jane não apreciava muito. Nessa época, a família costumava ir à costa todos os verões, e foi em uma dessas viagens que Jane conheceu um homem que se enamorou dela. Quando partiu, decidiram voltar a se ver, porém ele morreu. Tal fato não aparece, porém, em nenhuma de suas cartas, mas foi escrito muitos anos depois, e não se sabe o quanto esse namoro possa ter afetado Austen, ainda que alguns o considerem inspiração para a obra Persuasion.

persuasion

Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). A “cottage” em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje abriga uma casa-museu.

casa museuCasa museu (externo)

casa museu 2.jpgMuseu (parte externa)

A proximidade de seus textos com sua vida levam a uma leitura autobiográfica da obra de Austen, e mesmo nunca tendo se casado.

Morreu em Winchester, 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasion e Northanger Abbey, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

Os livros de Jane Austen retratavam o cotidiano e os principais temas abordados eram o amor, o entretenimento e as dificuldades da vida. Além disso, a autora dava ênfase às descrições de seus personagens e dos lugares que eles frequentavam. A religião é algo presente em suas obras também, provavelmente por ser filha de um reverendo anglicano.

Jane Austen é uma das escritoras inglesas mais famosas, passados mais de dois séculos de sua morte,  consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances. Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.

Frases e Pensamentos

“Muitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para recebê-la. Por que então não agarrá-la toda de uma vez?”

“Metade do mundo não consegue compreender os prazeres da outra metade.”

Mais frases:  http://pensador.uol.com.br/autor/jane_austen/biografia/
http://kdfrases.com/autor/jane-austen

Filmes

http://megaboxfilmesonline.com/2015/08/assistir-orgulho-e-preconceito-dublado.html

Resenhas

Emma
Persuasão
Orgulho e preconceito

Livros para Baixar

Persuasão
Mansfiel park
A abadia de Northanger
Razão e sensibilidade
Memórias Perdidas
Orgulho e Preconceito

Referências

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=818372
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jane_Austen
http://www.janeausten.com.br/
http://www.miniweb.com.br/Literatura/Artigos/jane_austen.html
http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2014/03/25/1090740/conheca-historia-jane-austen-e-baixe-seus-livros-gratuitamente.html
http://descobrindojaneausten.blogspot.com.br/p/biografia.html

Até mais pessoal!!

Anúncios

10 comentários sobre “JANE AUSTEN

  1. andressamelo disse:

    Jane Austen…amo. Posso dizer que não li muito os livros (apenas 2), fiquei apenas nos filmes e o meu preferido e Orgulho e Preconceito. Ele passa várias mensagens no decorrer entre elas é nunca tirar conclusões precipitadas das pessoas, devemos conhecer melhor. Como não amar Elizabeth e Darcy 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s