Os despossuídos – Úrsula K. Le Guin

Dois planetas distintos, separados por muros de desigualdade e alienação tanto no quesito existencial quanto político. Qual a chave para essa realidade mudar? Como fazer com que um enxergue a realidade do outro? Qual o elo de ligação que poderá unir os dois? Esses são questionamentos descritos no enredo desse grande livro de ficção científica!

Os despossuídos é uma trama que enaltece os questionamentos dos sistemas políticos de uma sociedade, abrangendo a condição humana e identificando ligações nas diferenças. Não existe um mundo perfeito, a sociedade sempre irá buscar a igualdade, porém se espelhando em um guia…. O quanto essa realidade fictícia se parece com a nossa? Será possível viver em um mundo utópico, onde não existem diferenças?

Os dois mundos de os Despossuídos é composto por Anarres e Urras. Um criado pelo anarquismo do outro, em busca da liberdade e igualdade. Essas diferenças de conceitos acabam por separar esses mundos. Um mundo de luxo e o outro de fome…. Existe um elo que pode ligá-los… ninguém sobrevive sozinho, ainda mais quando se é preciso ganhar uma guerra. Será que Shevek irá quebrar essas barreiras e dar poder de guerra ao inimigo? Ou dar poder ao aliado com seu conhecimento?

Ganhador do prêmio Nebula em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975 é um livro que adorei ler! Confesso que no início tive que reler alguns parágrafos para entender o enredo da história. Passado e presente andam juntos nos capítulos. É preciso prestar bem atenção aos detalhes e as mensagens que a autora deixa….Questionamentos políticos e sociais são constantes. O muro é uma analogia á uma divisão presente na sociedade. Confiram essa obra!

Dicas de sites e resenhas!

https://www.editoraaleph.com.br/os-despossuidos
https://www.skoob.com.br/os-despossuidos-673000ed674991.html
http://jornalismojunior.com.br/os-muros-de-os-despossuidos/

 

 

8 comentários sobre “Os despossuídos – Úrsula K. Le Guin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s