Clara dos anjos – Lima Barreto

Conhecer nossa literatura é uma das metas que defini para esse ano. Por indicação de um amigo que tem como escritor preferido Lima Barreto, decidi ler esse clássico da literatura: Clara dos anjos, um romance publicado em 1948. Ele tem 168 páginas e possui nota 3.4 no skoob, baseado em 2602 avaliações.

Considerado um romance da era do pré-modernismo, traz consigo uma forte crítica social, mostrando os preconceitos e desigualdades que existiam no Brasil. É narrado em terceira pessoa, e tem uma linguagem coloquial.

A narrativa é fluída e cativante. O modo com que Lima Barreto descreve cada lugar, cada situação é surpreendente. Encontraremos como personagens principais: Joaquim dos Anjos, Clara dos anjos – sua filha, Engracia – mãe de Clara, Marramaque, Cassi Jones e Salustiana.

Esse romance, se passa no Rio de Janeiro no início do século XX. Conta a história de Joaquim e sua família que vivem em meio aos preconceitos de uma sociedade patriarcal. Clara filha de Joaquim se apaixona por um jovem chamado Cassi, um jovem que vive de conquistas. Sem pudores e escrúpulos, tem suas ações protegidas por sua mãe, que enaltece suas origens e repudia qualquer pessoa que não seja do “nível” hierárquico esperado.

Apesar dos avisos de amigos, Clara, uma jovem que viveu protegida e sem conhecer as maldades da vida, se entrega a Cassi que ao atingir seu objetivo, foge, deixando clara a mercê do julgamento da sociedade.

O Rio de Janeiro naquela época era o reconcavo de poetas. Histórias secundárias engrandecem essa obra, assim como as características presentes nas suas entrelinhas. É triste a descoberta do preconceito e esse fato é narrado na última linha do livro.

Enfim, foi gratificante conhecer essa obra e toda bagagem que ela carrega.

Para adquirir o Livro Físico!

Livro em PDF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s