FUVEST 2022

Começar o ano significa novas metas, novos sonhos! E o vestibular faz parte dele! Por esse motivo, o blog sempre procura contribuir para essa realização, trazendo conteúdos que auxiliem no estudo e compreensão das obras escolhidas. É importante frizar que as fontes dos conteúdos aqui disponibilizados, serão devidamente citadas. O intuito é ajudar o estudante e não prejudicar nenhuma mídia. Então vamos lá!

Vestibular FUVEST 2022

LivrosAutores
Poemas EscolhidosGregório de Matos
Quincas BorbaMachado de Assis
Alguma Poesia*Carlos Drummond de Andrade
AngústiaGraciliano Ramos
Mensagem*Fernando Pessoa
Terra Sonâmbula*Mia Couto
Campo GeralGuimarães Rosa
Romanceiro da InconfidênciaCecília Meireles
Nove NoitesBernardo Carvalho
Lista disponível no site da fuvest

A maioria dos livros dessa lista, já tem resenha aqui no blog! Pra facilitar, vou deixar o link das obras e nos próximos posts, citarei as que ainda não foram mencionadas por aqui!

Poemas escolhidos – Gregório de Matos
Quincas Borba – Machado de Assis
Angústia – Graciliano Ramos
Campo Geral – Guimarães Rosa
Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
Nove Noites – Bernardo Carvalho

O site mundo do vestibular, aponta 5 dicas importantes para começar a estudar as obras literárias para o vestibular! Vamos lá!

1. Leitura com atenção

Ao fazer a leitura da obra literária, é importante ter atenção aos principais pontos, como a contextualização do período em que o texto foi produzido. É bom lembrar também que a arte deve ser compreendida partindo do olhar do autor na época da obra. 

2. Foco no que costuma ser cobrado

E preciso também se atentar ao que poderá ser perguntando nas questões referentes à prova de Literatura, como as características do movimento literário do qual a obra pertence e o processo interpretativo da história. 

3. Memorização 

Para memorizar detalhes da leitura e, consequentemente, estudar melhor o conteúdo, é interessante realizar fichamentos com os nomes dos personagens e fazer um resumo do enredo em si para entender corretamente a história. Lembrando sempre que memorizar é diferente de decorar.

4. Articulação de contextos históricos

Respostas completas e bem articuladas. É isso que muitos vestibulares levam em consideração ao avaliar as questões respondidas. Por isso, sai na frente o estudante que, ao responder, faz o comparativo com outros escritores da mesma época da obra citada e faz referências ao posicionamento ideológico do livro.

5. Leitura proveitosa

Apesar de ser uma leitura para estudo e recheada de tensão por conta do vestibular, é interessante que o vestibulando faça disso um momento de relaxamento e diversão, sem sofrimentos como algo penoso e obrigatório, devido a uma futura avaliação. 

A leitura não deve estar associada a algo sofrível em hipótese alguma. Pelo contrário, a leitura das obras trará muitos benefícios aos estudantes. Uma das vantagens é a ampliação do vocabulário, o que poderá contribuir nas respostas das questões discursivas de outras disciplinas e na produção da redação.


Bem, no próximo post iremos conhecer a obra Alguma Poesia de Carlos Drummond de Andrade , seus resumos, análises e fatos que a torna tão relevante!

Fontes

https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/dicas/5-dicas-para-estudar-obras-literarias-dos-vestibulares.htm
https://www.fuvest.br/fuvest-divulga-listas-de-obras-literarias-para-2020-2021-e-2022/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s